sábado, 3 de janeiro de 2009

Viagem no Tempo



El Fad
Vivo
Grão, 2008

José Peixoto nasceu em 1960 e tirou o curso de guitarra clássica na Academia dos Amadores de Música, em Lisboa, onde foi colega de Pedro Ayres Magalhães e viria a leccionar anos mais tarde. Em 1989 fundou com Carlos Bica o grupo Cal Viva e o trio de guitarras de Lisboa, com José Mesquita Lopes e António Ferreirinho. Entre 1993 e 2007 fez parte dos Madredeus, grupo liderado pelo seu antigo colega Pedro Ayres Magalhães. Da longa lista de colaborações constam alguns dos principais músicos portugueses, como Maria João e Mário Laginha, Janita Salomé, José Mário Branco, Rui Veloso, Mafalda Veiga, Anamar, Filipa Pais, Carlos Zíngaro ou Teresa Salgueiro. Gravou também com Ralph Towner e Filipa Pais o disco Aceno, em 2003. Em 2002 gravou, com o seu colega dos Madredeus Fernando Júdice, o disco Carinhoso, dedicado ao choro brasileiro e ao compositor Pixinguinha. Os seus mais recentes projectos são Sal, com Fernando Júdice e Ana Sofia Varela e ainda El Fad, uma reedição do projecto iniciado em 1988, então na companhia de Mário Laginha, Mário Barreiros, Carlos Bica, Klaus Nymark, José Martins e Martin Fredebeul e que agora surge acompanhado pelo violinista Carlos Zíngaro (com quem Peixoto já tinha gravado Cactus, em 2005), pelo percussionista Vicky e pelo contrabaixista Miguel Leiria Pereira.
O nome do grupo é o mesmo e algum do repertório mantém-se (associado a outros de anteriores formações com orientação jazzística que o músico fundou e liderou, designadamente Shish e Cal Viva), mas com perspectivas distintas, outros temas e materiais. Uma aposta no jazz de fusão, não naquilo a que se convencionou chamar fusão a partir de meados da década de 70, a que alguns chamam também jazz-rock, mas antes ao world jazz, um repertório assente na tradição e na tradução para a linguagem jazzística das heranças musicais mediterrânicas, que estiveram na génese do que poderá hoje donominar-se música portuguesa. Particularmente vai buscar influências à música do al-andaluz, a ibéria muçulmana medieval, ao tempo talvez a mas brilhante civilização do planeta e cujas raízes culturais ainda hoje se fazem sentir com pertinência nas culturas europeia, judaica e islâmica.
A ideia não é nova (nem para José Peixoto, que há mais de 20 anos a persegue) e, apesar dos seus numerosos méritos, tem demorado a instalar-se. Outros o têm tentado com incontestado talento (estou a lembrar-me de Rui Luís Pereira “Dudas” e o seu projecto Ficções ou ainda de João Paulo e o trio Nascer, sem esquecer os projectos de Janita Salomé) mas a indiferença de editoras e dos media têm impedido que um projecto verdadeiramente internacional surja dessa riquíssima fonte de inspiração para os músicos nacionais que é o Al-Andaluz e a cultura musical moçarabe e sefardita.
Talvez a visibilidade de José Peixoto, atenta a sua recente e prolongada colaboração com os Madredeus, consiga trazer a merecida notoriedade a este projecto, precisamente o que faltou aos anteriormente mencionados (incluindo o El Fad original), porquanto mérito todos eles o têm e em dose abundante.
O disco Vivo foi gravado em Dezembro de 2007 no Auditório Fernando Lopes Graça em Almada, e nos clubes Ondajazz em Lisboa e Tambor Q Fala no Seixal, com gravação, masterização e misturas a cargo de Luís Delgado e produção do próprio José Peixoto. O selo é da nova editora portuguesa Grão, fundada em 2008 por Tiago Torres da Silva, uma aposta que se saúda embora não possa deixar de reparar na ausência de uma grande editora (como a Enja para a qual Peixoto já gravou) que melhor garantisse a distribuição internacional deste disco e que melhor fornecesse os meios, por exemplo para uma mais elaborada gravação em estúdio. Um inexplicável e reiterado desinteresse por um projecto com inegáveis potencialidades de exportação. Estranhos critérios.
Enfim, fica aqui um vídeo a demonstrar que nem todos são surdos aos méritos deste El Fad. O tema é Lua, Onde Estás?, um original de José Peixoto com fotos marroquinas do francês Mark Holdefehr, que podem ser vistas em http://www.pbase.com/mholdef/morocco

El Fad – Lua, Onde Estás?

Sem comentários: