domingo, 11 de janeiro de 2009

Jazz e Bossa



Domingo, 18 de Janeiro
21:00, Sala Suggia
Casa da Música (Porto)

Jaques Morelenbaum: Trio Cello Samba + Bill Frisell & Vinicius Cantuária

É um concerto duplo, num serão de luxo, que põe em cena encruzilhadas de jazz e bossa nova. Jaques Morelenbaum conta a história do ritmo tropical através de novos arranjos para temas marcantes da MPB, enquanto o guitarrista norte-americano Bill Frisell confirma a versatilidade ao lado do incontornável Vinicius Cantuária. Dia 18 de Janeiro, na Casa da Música (Porto).
Jaques Morelenbaum é muito mais que um prestigiado músico brasileiro. É também conhecido pelo ecletismo e criatividade. Das colaborações com Sakamoto à produção de "Transparente" (álbum de Mariza), não há desafio que lhe fique à porta. Neste concerto, o violoncelista apresenta-se na liderança do Trio Cello Samba, formado por Ricardo Silveira (guitarra) e Rafael Barata (percussão).


O outro concerto também combina jazz e samba, através do encontro de dois gigantes. Bill Frisell tem um lugar reservado no panteão dos grandes músicos de jazz da nossa época e a imprensa especializada não se cansa de o repetir. Tocou em dúzias de gravações como "sideman", músico convidado e co-líder. À versatilidade associa a sonoridade singular que consegue extrair da guitarra (ao ponto de alguém ter já comentado que se aproxima do som de um saxofone). Tem também um gosto particular por colaborações com outros músicos.
O parceiro deste desafio é Vinicius de Cantuária. As três letras de MPB não chegam para definir a sua música, que tão depressa faz lembrar um Tom Jobim como o pioneirismo de um Bill Evans. Vinicius formou a primeira banda com apenas 12 anos. Mais tarde, chegou a integrar um grupo de rock progressivo, mas preferiu dedicar-se ao trabalho com músicos brasileiros da estatura de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Elba Ramalho e Gilberto Gil. "Lua e estrela", por exemplo (êxito cantado por Caetano), é uma composição sua.

Myriam Alter & Jacques Morelembaum - Come With me


Bill Frisell - 'Shenandoah"

Sem comentários: