quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jazz e Física



Quark! e JACC promovem tertúlias no Ateneu de Coimbra.

O JACC - Jazz ao Centro Clube é um dos parceiros culturais da Quark! - uma escola de excelência da Universidade de Coimbra para estudantes dos 11º e 12º anos de escolaridade, provenientes de todo o país, combinando formação à distância e presencial e que tem como objectivos promover a Física junto dos jovens portugueses.

Fruto desta parceria, ao longo da edição 2008/2009 do projecto Quark!, o Ateneu de Coimbra receberá uma série de tertúlias (mensais) tendo como principais destinatários os estudantes da escola Quark!, mas abertas ao público em geral. Estas tertúlias contarão com a presença de sócios e colaboradores do JACC, assim como de músicos, críticos e editores de jazz. As temáticas centrais de discussão serão a história do jazz e das músicas improvisadas, além de vários aspectos da relação entre estas músicas e a ciência e a tecnologia.

A primeira sessão, a ter lugar no Ateneu de Coimbra, no próximo sábado, dia 17, pelas 21h, tem como título "O berço do jazz", contará com a presença de José Miguel Pereira do JACC e José António Paixão, docente do Dept. de Física da UC, e dará uma perspectiva sobre as origens do jazz, numa viagem que começa nas plantações do Sul dos EUA, ainda antes da Guerra Civil, até às primeiras duas décadas do século XX, onde Nova Orleães reserva para si um papel especial como "berço do jazz".

Uma outra novidade desta parceria prende-se com o desenvolvimento conjunto da "Rádio Quark!", uma emissão on-line, em formato de podcast, que fornecerá um guia auditivo para a história do jazz e uma série de espaços dedicados à Física, tais como um magazine (com breves notícias sobre a actualidade na Física) e a rubrica "O Físico do Mês". As emissões da Rádio Quark! estarão a cargo de José Miguel Pereira e Rui Veiga, ambos sócios do JACC e colaboradores da RU(.

Para mais informações consulte as páginas Web oficiais do JACC (http://www.jacc.pt/) e do projecto Quark! (http://www.fis.uc.pt/quark/).

Sem comentários: