segunda-feira, 19 de julho de 2010

Contact no Parque de Serralves


24 JUL, 18h00
"CONTACT"
DAVE LIEBMAN/ JOHN ABERCROMBIE/ MARC COPELAND/ DREW GRESS/ BILLY HART
Serralves (Porto)

Apesar da manifesta constelação de nomes, todos eles com lugar indiscutível na história do jazz, que protagonizam o projecto “Contact”, o concerto de encerramento não será uma exibição ao jeito dos espectáculos “all stars”.
Muito mais do que uma manifestação de “coexistência pacífica” inter-geracional, “Contact” é um exemplo vivo de criatividade gerada no confronto de diferentes épocas e géneros jazzísticos.

Mais do que os 19 anos que separam os B.I. do baterista Billy Hart (n. 1940) e do contrabaixista Drew Gress (que já tocou como líder no Jazz no Parque) ou a breve distância cronológica que aproxima os veteranos John Abercrombie (n. 1944), Dave Liebman (n. 1946) e Marc Copeland (n. 1948), o corpo do jazz regista a multiplicidade de caminhos e opções estéticas que identificam cada um dos mestres deste quinteto. Num tempo em que os horizontes plurais são uma marca personalizada do jazz contemporâneo, o colectivo “Contact” recorda, mais uma vez, a irrupção do novo na memória das raízes do jazz.

Dave Liebman, Joey Calderazzo, Dave Holland & Jack DeJohnette - My Favourite Things

Sem comentários: