sábado, 24 de abril de 2010

Ruínas


Demian Cabaud Quarteto
19 de Abril, 18.00h
Festa do Jazz
Teatro-estúdio Mário Viegas (Lisboa)

Radicado em Portugal há já cinco anos, membro da Orquestra de Jazz de Matosinhos, o contrabaixista argentino Demian Cabaud tem sabido impor-se como um dos mais respeitados músicos do jazz nacional no respectivo instrumento, apresentando-se ao lado dos mais reputados músicos nacionais e estrangeiros que por aqui têm passado. Paralelamente desenvolve, desde 2008, um projecto em quinteto, como líder, ao lado de músicos variados como o seu compatriota Leo Genovese, o israelita Ohad Talmor, os norte-americanos Phil Grenadier e Gerald Cleaver e ainda os portugueses, seus colegas da OJM, José Pedro Coelho, João Guimarães e Marcos Cavaleiro.
Depois da estreia em 2008 com Naranja, surge agora Ruínas, apresentado na Festa do Jazz do São Luiz e colocado à venda durante esta semana.
O trompete de Grenadier cedeu o lugar ao saxofone alto de João Guimarães, mantendo-se no entanto o essencial da sonoridade do quinteto.
Sucede contudo que o pianista argentino não esteve presente nesta apresentação no São Luiz, o que teve por consequência que o quinteto se transformou num inusitado quarteto com dois saxofones, alto e tenor, e sem instrumento harmónico.
Uma aposta ousada que ainda assim se impôs face à qualidade dos músicos envolvidos e à irreverência das composições de Cabaud.
Os temas soaram contudo mais exploratórios e experimentais do que efectivamente são, a fazer fé nos discos. Uma nova faceta bem explorada pelo contrabaixista, que se desdobrou em funções diversas e menos habituais, bem secundado pelo baterista Marcos Cavaleiro, verdadeiro motor da formação.
No entanto não posso deixar de referir que foi uma faceta redutora e até de certo modo enganadora, atenta a qualidade dos arranjos para quinteto.
Como experiência foi seguramente assinalável e conseguida, capaz de ganhar novos públicos à formação. Mas não resisto a concluir que prefiro a presença do piano, ainda por cima entregue a um músico de enorme qualidade como Leo Genovese…

Sem comentários: