domingo, 1 de fevereiro de 2009

Love For Sale



David Ferreira
This Can’t Be Love
Música das Esferas, 2008

David Ferreira é um jovem cantor formado pela escola de jazz Luís Villas-Boas, do Hot Club de Portugal, aluno de Joana Rios, e que se afirma desde este seu primeiro trabalho discográfico, como uma das mais promissoras vozes masculinas do jazz nacional.
This Can’t Be Love é um disco com arranjos, direcção e produção de Joana Rios e que conta, além de David Ferreira na voz (há ainda um dueto com Joana Rios) com as participações de Filipe Raposo no piano, Fender Rhodes e Hammond, de Hugo Antunes no contrabaixo e de Carlos Miguel na bateria, além das participações ocasionais da guitarra de Bruno Santos e do clarinete de Paulo Gaspar.
O repertório é quase integralmente constituído por jazz standards, a que se junta um tema de Tom Jobim “Bonita”, cantado em dueto com a professora Joana Rios, e ainda uma bonita versão de “Que Feras Tu De Ta Vie?”, de Michel Legrand.
De voz segura e personalizada David Ferreira surge assim como uma lufada de ar fresco no universo do jazz vocal nacional, claramente dominado pelas vozes femininas. Servido por excelentes arranjos de Joana Rios e pela experiência e mestria de Filipe Raposo nos teclados, bem acompanhado pelos jovens talentos de Hugo Antunes e Carlos Miguel, David Ferreira rubrica um primeiro disco de grande qualidade, estreia sem dúvida auspiciosa de um jovem talento emergente no panorama musical nacional.
O seu timbre é carregado de swing e as suas interpretações personalizadas, num estilo evocativo da Broadway que por vezes faz lembrar Nuno Feist, sem nunca cair na imitação. Apesar da juventude do cantor, este projecto revela-se maduro e consistente, na voz, nos arranjos e na escolha do repertório. Há uma preocupação evidente em descolar do academismo subjacente a um primeiro projecto de standards e em pisar terrenos distintos com um surpreendente à-vontade. Note-se por exemplo na excelente versão de “Love For Sale”, um tema carismático do cantor e do álbum, interiorizado com enorme propriedade e num estilo original, face às inúmeras versões já gravadas, porém de uma comovente fidelidade ao espírito de Cole Porter. Também o universo por vezes “delicodoce” de Michel Legrand é aqui visitado com enorme talento por David Ferreira. “Que Feras Tu De Ta Vie?”, tema escrito por Legrand com um poema de Boris Bergman e recentemente gravado por Stacey Kent, surge numa atraente simplicidade, acompanhado quase apenas pelo Fender Rhodes de Filipe Raposo, o que lhe aumenta consideravelmente a expressividade, brilhantemente assumida pela voz segura de David Ferreira. A mesma fórmula é aplicada em “I’m a Fool To Want You”, um clássico de Frank Sinatra, Jack Wolf e Joel S. Herron, imortalizado pelas grandes vozes de 60 como Dinah Washington e que aqui aparece simples e directo, longe do glamour original, numa versão original e fresca, capaz de introduzir algo de novo num tema já cantado tantas e tantas vezes.
Um nome a fixar o de David Ferreira, que dá mostras de ter muito ainda a mostrar do seu enorme talento.
Ficamos à espera.

David Ferreira - Que Feras Tu De Ta Vie?

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez, fico super orgulhoso com as tuas palavras! Já as transmiti a toda a equipa e por agora envio-te um obrigado imenso e um forte abraço!

David Ferreira

Ricardo Ramalho disse...

Muitos parabéns pelo teu trabalho e da restante equipa. Raras vezes (sobretudo entre nós) um primeiro trabalho mostra tanto talento e determinação. Por isso é de saudar o aparecimento de uma grande voz masculina no jazz nacional!
Desculpa ter mudado o vídeo, mas um problema com os direitos de imagem da actriz que aparecia na primeira versão fez o fotógrafo pedir-me para o retirar do Youtube.
Espero contudo que gostes igualmente do novo vídeo. Mais intimista e nostálgico, como me parece ser o espírito do tema.
Um abraço ao Bruno Santos: o mais simpático guitarrista da escola do Hot (como aliás é costume dos madeirenses)...