segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carlo Morena no Hot



12, 13 e 14 de Fevereiro às 23:00
Hot Club de Portugal (Lisboa)
Carlo Morena Quartet

O pianista italiano Carlo Morena tem cultivado uma ligação especial com o nosso país. Licenciado em piano pelo Conservatorio "Licinio Refice" di Frosinone, estudou desde 1982 com Enrico Pieranunzi e frequentou o Siena Jazz com Franco d’Andrea, Enrico Rava, Cláudio Fasoli e Kenny Wheeler. Estudou ainda com Gary Burton e foi bolsista na Berklee College of Music de Bóston.
Entre nós colaborou entre 1995 e 1998 com a Escola de Jazz do Hot Club de Portugal e foi ainda professor na Escola de Música de Almada, nos Conservatórios de Beja, da Guarda e do Funchal. Mas a sua actividade docente estendeu-se igualmente a Itália (Conservatorio "G.Verdi" de Como, Conservatorio "A.Boito" de Parma, Conservatorio "N.Piccini" de Bari, Conservatorio "J.Tomadini" de Udine, Siena Jazz e Accademia Musicale Pescarese), à Alemanha (Hochschule für Musik und Theater "F.Mendelssohn Bartholdy", de Leipzig) e a Espanha (Conservatorio del Teatro del Liceu de Barcelona e Taller de Musics também de Barcelona). Um currículo invejável.
Os seus mais recentes projectos musicais incluem dois duos com os saxofonistas Charlie Mariano e Roberto Ottaviano, um trio com o contrabaixista Joe Fonda e o baterista George Schuller e o projecto Kinematisch-Septet Music, com Jacobien Vlasman, Martin Auer, Florian Truebsbach, Mark Wyand, Marc Muellbauer e Sebastian Merk. Entre as suas muitas colaborações podem encontrar-se nomes como Enrico Rava, Paolo Fresu, Kenny Wheeler, John Abercrombie, Kurt Rosenwinkel, Don Byron, Donald Harrison, Perico Sambeat, Jorge Pardo, Julian Argüelles, Gilad Atzmon, Arild Andersen, Antonio Sanchez, Aldo Romano entre muitos outros, onde se incluem os portugueses Moreiras Sexteto e Carlos Bica.
É precisamente na companhia de um dos irmãos Moreira que vai actuar esta semana no palco do Hot Club, o contrabaixista Bernardo Moreira, que vai estar acompanhado pelo guitarrista André Fernandes e o baterista Marcos Cavaleiro.
Um excelente concerto em perspectiva.

Sem comentários: