sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tord Gustavsen Ensemble em Portugal


Tord Gustavsen Ensemble
26 de Fevereiro, 21.30h, CAE Portalegre, Grande Auditório
27 de Fevereiro, 21.30h, Casa das Artes (Famalicão)

O jazz contemporâneo de Tord Gustavsen tem impressionado os críticos, que não hesitaram em considerar o músico como uma das grandes revelações da década. Autor dos álbuns “Changing Places”, “Ground” e “Being There”, Gustavssen idealizou uma trilogia marcada por uma sonoridade minimalista, capaz de transportar o ouvinte para universos oníricos onde as palavras dão lugar a notas musicais.
Antes de ter uma carreira em nome próprio, Tord Gustavsen era já uma importante figura na cena jazz escandinava, tendo integrado projectos com alguns dos melhores intérpretes noruegueses como Silje Nergaard, Siri Gjære, Kristin Asbjørnsen e Maria Roggen.

“Restored, Returned”, o seu último álbum, apresenta uma nova formação em quarteto (ao vivo) ou quinteto (álbum). É um prolongamento natural do trabalho do trio, uma procura contínua de honestidade artística através de uma beleza despojada. Esta nova formação introduz novas cores e dimensões na sua música, através da sensibilidade de alguns dos mais intrigantes
instrumentistas da vibrante e ecléctica música folk escandinava, mas também de música das Caraíbas e gospels, tudo transformado e integrado numa universo diferente e original.

Tord Gustavsen – Be Still My Heart


Tord Gustavsen Ensemble

Sem comentários: