domingo, 7 de fevereiro de 2010

Joshua Redman no Porto


Quarta | 10 Fevereiro 2010
22:00, Casa da Música (Porto) - Sala Suggia
James Farm featuring

Joshua Redman saxofones
Aaron Parks piano
Matt Penman contrabaixo
Eric Harland bacteria

Com um novo quarteto que junta alguns dos nomes mais importantes do jazz contemporâneo, Redman apresenta na Sala Suggia o virtuosismo e a imaginação que o tornaram uma das principais vozes de uma geração de excepção.

Nascido em Berkeley na Califórnia, filho do aclamado saxofonista Dewey Redman, Joshua passou apenas alguns dias naquela cidade antes do pai decidir mudar-se com a família para Nova York. Lá, a sua mãe decidiu matricular o filho, então com cinco anos, num curso de música indonésia e indiana, num contributo para a expansão dos seus horizontes musicais. Joshua costumava ouvir o pai tocar e passava horas ouvindo discos de Sonny Rollins, John Coltrane e Dexter Gordon. Convencido do interesse do filho pelo instrumento, quando este completou dez anos de idade, Dewey Redman comprou-lhe um saxofone tenor.

Embora sempre tenha demonstrado aptidão para a música, Joshua Redman optou por dedicar-se aos estudos normais e manteve o instrumento em segundo plano. Graduou-se como primeiro aluno da escola e foi admitido em Harvard. Lá passou a tocar na banda da universidade e teve a oportunidade de ganhar experiência ao participar em inúmeras jam sessions, nomeadamente com Delfayo Marsalis. Algum tempo depois, Joshua mudou-se para Brooklin onde dividiu um apartamento com mais quatro músicos de jazz. Foi então que decidiu dedicar-se a tempo integral à música.

Em 1991, Joshua Redman venceu o primeiro prémio para sax tenor no renomado concurso Thelonious Monk International Jazz Saxophone Competition. Desde então tem tocado e gravado com alguns dos maiores nomes do jazz. Entre eles: Elvin Jones, Charlie Haden, Jack DeJohnette, Milt Jackson, Pat Metheny, Roy Hargrove, the Mingus Dynasty, Red Rodney, Paul Motian, e Christian McBride.

O projecto James Farm foi estreado no Festival de Jazz de Montreal, em 2009, e reúne, além do saxofonista, o pianista Aaron Parks, o baterista Eric Harland e o contrabaixista Matt Penman. Partindo do universo acústico do quarteto tradicional de jazz, o grupo pretende incutir-lhe uma atitude moderna e progressiva através de estruturas técnicas e rítmicas complexas e riqueza harmónica, sem nunca esquecer a melodia. Do projecto faz ainda parte uma abertura a influências diversas, desde o universo clássico até ao rock electrónico.

Só é de lamentar que a passagem deste importante quarteto pelo nosso país se limite a um concerto na cidade do Porto. Será efeito da crise?

James Farm em Zurique - 4 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: