domingo, 14 de fevereiro de 2010

Braga Jazz 2010


Braga Jazz
4 a 13 de Março de 2010
Theatro Circo (Braga)

Com programação mais uma vez a cargo de José Carlos Santos, irá decorrer, de 4 a 13 de Março, mais uma edição do Braga Jazz, desta feita no palco nobre do Theatro Circo.
Seis concertos, cada um em seu dia, marcam o novo figurino do 'BragaJazz – Festival de Jazz de Braga'.
Assumindo o Theatro Circo a sua produção, o certame, com pergaminhos firmados entre os principais festivais de jazz do país, volta a trazer a Braga sonoridades diversas no espectro desta área musical.

Até agora produzido pelo Pelouro Municipal da Cultura, que o herdou da Fundação Cultural Bracara Augusta, o 'BragaJazz' tem registado um crescendo de público e – dizem os críticos – de qualidade, que se augura potenciada pelo espaço onde esta oitava edição vai decorrer: a sala principal do Theatro Circo.

Programa


4 de Março
Maria João “Ogre”

Ogre. Assim se chama o mais recente projecto musical nascido da criatividade de cinco músicos que juntaram competências distintas e universos sonoros não coincidentes, construindo um todo coerente e... indefinível. O som deste “gigante devorador de várias línguas musicais” constrói-se com a voz da cantora Maria João, dos pianos e teclados de João Farinha e Júlio Resende, da bateria de Joel Silva e da electrónica de André Nascimento.
O programa deste “encontro promíscuo entre animais acústicos e máquinas digitais”, desta “mescla entre real e virtual”, inclui composições próprias e temas forasteiros. Objectivo: acima de tudo, servir a Música.


5 de Março
Jerry Bergonzi Trio

A figura central deste projecto, Jerry Bergonzi, é um multifacetado performer, compositor, autor e educador internacionalmente reconhecido. A sua música foi definida como sendo inovadora, íntegra e claramente produto de um mestre. Criador de uma extensa discografia, vem de Massachusetts para Braga marcar-nos com a sua técnica impressionante e o seu lirismo muitas vezes definido como clássico.

Jerry Bergonzi & Andy Laverne



6 de Março
Claudia Quintet de John Hollenbeck

Desde que John Hollenbeck apresentou a banda num cyber-café em Manhattan, há 12 anos atrás, o Claudia Quintet tem maravilhado audiências, inspirando públicos num festival noise mexicano tão intensamente como num concerto de uma sala conceituada vienense. O som destes cinco inovadores (John Hollenbeck, Matt Moran, Ted Reichman, Chris Speed e Drew Grass) define-se como soberbo, tecnicamente engenhoso e apaixonante. Braga vai perceber porque não é só o público tradicional de Jazz a sentir este como um espectáculo obrigatório. A salientar ainda a presença muito especial do convidado Matt Mitchell no piano.

Claudia Quintet de John Hollenbeck



12 de Março
Heloísa Fernandes Trio

Inspirada na crença de Mário de Andrade de que os compositores brasileiros poderiam encontrar a alma do Brasil no folclore brasileiro, Heloísa Fernandes (piano) juntou-se a Ari Colares (percussão) e a Zeca Assumpção (baixo) para criar um trabalho surpreendente, em que a pulsação e o ritmo fortes dão lugar a um mundo delicado e introspectivo


13 de Março
Jamie Baum Septet

Os que se recordarem da edição do BragaJazz 2006 certamente não quererão perder o regresso de Jamie Baum a Braga. Os que não estiveram presentes, poderão agora comprovar um espectáculo sofisticado, espontâneo e cheio de ‘swing’, em que a flautista norte-americana lidera os virtuosos Ralph Alessi, Douglas Yates, Chris Komer, Aaron Goldberg, Jeff Hirshfield e Johannes Weidenmueller.

Jamie Baum Septet


Bilhetes
Preço: 10 euros por concerto
Call Center: 253 203800

Sem comentários: