domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sons da Lusofonia


Carlos Martins
Água
12 de Fevereiro, 21.30h
Grande Auditório da Culturgest (Lisboa)

É sem dúvida um enorme prazer ver uma sala, como o Grande Auditório da Culturgest, completamente cheia, para assistir a um concerto de jazz de músicos portugueses.
Até o ilustre presidente da edilidade lisboeta esteve presente (Dr. António Costa, já que até gosta de jazz, não se esqueça do HOT!).
Por isso é merecida uma palavra prévia de agradecimento à Culturgest e a Manuel Jorge Veloso pela aposta sincera nos bons músicos portugueses. Sincera porque nem sempre a sala está tão cheia como nesta noite. Ainda assim a aposta repete-se, temporada após temporada.
E o muito público presente deu certamente o seu tempo por bem empregue, porquanto foi um privilégio ouvir este quinteto liderado pelo saxofonista alentejano Carlos Martins.
Desde logo porque Carlos Martins, apesar de se estrear neste belo Auditório, é um dos mais experientes tecnicistas nacionais do saxofone e, mais importante ainda, um compositor e arranjador de enorme valia. Um músico da primeira geração de formandos da escola de jazz do HCP, que por lá leccionou também, e que se tornou mais conhecido pelos seus trabalhos, na música erudita, para artes performativas, sobretudo cinema, dança e teatro.
Mas o jazz sempre foi a sua paixão. Começou naturalmente pelos standards, mas cedo começou a criar a sua própria identidade musical, fruto sobretudo de uma abordagem de fusão com as fontes da lusofonia musical.
A acompanhá-lo estiveram três dos melhores representantes da nova geração de músicos de jazz nacionais, todos líderes dos seus próprios projectos musicais, Bernardo Sassetti no piano, Nelson Cascais na bateria e André Fernandes na guitarra eléctrica, e ainda o consagrado e experiente Alexandre Frazão na bateria, a alma indiscutível dos principais projectos de jazz nacionais. Um músico ímpar em qualquer parte do mundo!
Conheço bem o repertório de “Água” e tive inclusivamente ocasião de ouvir a sua apresentação ao vivo no saudoso Hot Club de Portugal, então em trio com Carlos Barretto e Joel Silva a acompanharem o saxofonista. Por isso posso afirmar sem receio que esta foi uma apresentação de “luxo”. Reuniu não apenas a formação completa que gravou o disco em 2008 (excepção feita à alternância no piano entre Bernardo Sassetti e Júlio Resende), mas também um cuidado pouco habitual entre músicos de jazz portugueses com o som, as luzes e os efeitos de palco, que muito contribuiu para o enriquecimento do espectáculo.
A somar ainda à inclusão no alinhamento de novos arranjos e à estreia de alguns novos originais do saxofonista. Tudo conjugado para que este concerto fosse efectivamente um momento especial na carreira do saxofonista.
E sem dúvida alguma que o foi. Ao longo de mais de duas horas de espectáculo Carlos Martins desfilou os seus talentos como compositor e intérprete de modo irrepreensível e frequentemente inspirado. Para tal contribuíram as excelentes presenças dos restantes músicos, particularmente de Alexandre Frazão na bateria que rapidamente se transformou no motor desta apresentação memorável.
Com a riqueza rítmica que se lhe reconhece Frazão esteve imparável rubricando momentos sublimes, como o tema Bô Ta Buli, quase todo em dueto com o saxofone, ou os crescendos que permitiram a Carlos Martins e André Fernandes assinarem solos de excelente registo em Azul Mediterrâneo e Benji.
A presença da guitarra de André Fernandes, como que “sujando” o som essencialmente acústico do restante quarteto, acabou por resultar muito bem, sobretudo na dobragem da linha melódica ou quando assumiu tarefas essencialmente harmónicas.
De estilo mais contido por natureza, Bernardo Sassetti notou-se sobretudo pelo “dedo” nos arranjos, sem esquecer alguns solos de belo recorte.
Competente e com uma actuação personalizada, Nelson Cascais merece igualmente elogios. Um músico jovem mas um talento seguro do jazz nacional.
Um concerto notável, memorável e que bem merecia uma tournée aquém e além portas.

CARLOS MARTINS - Agua from Sons da Lusofonia on Vimeo.

Sem comentários: