sábado, 5 de dezembro de 2009

Up2Nine


Desbundixie Band
New Orleans Traditional Jazz

Desbundixie é um projecto que tenta reviver o estilo jazzístico denominado de Dixieland, buscando inspiração nas sonoridades nascidas em New Orleans no princípio do séc. XX.
É também uma viagem pela história do Jazz e da sua génese, sendo uma vertente importante para a compreensão deste estilo.
Composto na sua base por sete elementos, este projecto apresenta temas escritos de época, orquestrados por estes músicos.
Deste modo é feita uma abordagem ao estilo Dixieland, com uma linguagem específica da banda, marcada pelo improviso e pela irreverência que a caracteriza.
O gosto pelo Dixieland motivou o aparecimento deste projecto que durante todos estes anos permaneceu vivo e cada vez mais enriquecido pela adesão que tem tido da parte do público em geral.
Em resumo um projecto que visa proporcionar ao publico um concerto alegre, divertido, bem disposto, de forma a colocar o Jazz no contexto onde foi criado, como sendo uma musica essencialmente popular e aberta a todas as classes sociais.
Desbundixie é muito mais que um nome, e um modo especial de viver a musica. É imagem de marca desta banda, que quer sobretudo animar-se e animar quem os ouve.



Em Setembro de 2000, sete músicos com formação clássica, projectam um grupo que aliou o perfeccionismo e complexidade da sua formação académica ao divertimento.


Manuel Sousa, trompete
Nasceu em 1971 em Leiria, iniciando os seus estudos musicais em 1987 na sociedade Artística e Musical Cortense, em Cortes, Leiria.
Em 1989 ingressa no ensino oficial, no Conservatório Regional de Tomar, na classe de Trompete, e mais tarde na Escola de Música do Orfeão de Leiria. Esteve matriculado na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de trompete.
Participou em vários cursos e Workshops, com referências nacionais e internacionais com os professores José Augusto Carneiro, Steve Mason, André Jung (Lyon 1994), entre outros.
De destacar também a sua passagem pela escola de Jazz “Hot Clube de Portugal”.
Participou também em diversos workshops de jazz onde trabalhou com vários músicos como por exemplo, Filipe Melo, Bruno Santos, Pedro Moreira, Miguel Gonçalves, André Sousa Machado, João Moreira, entre muitos outros.
De destacar também a sua passagem como docente na Escola de Música do Orfeão de Leiria, e diversas marsterclasses ministradas.
Participou também na orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura.
Além de membro dos “Desbundixie“ como trompetista, participou/participa noutros projectos como baixista e também trompetista na área do jazz, mas com mais frequência na área do pop/rock.
Tocou com diversos músicos na área do pop/rock como por exemplo Luís Portugal, Silence 4 entre muitos outros.


Flávio Cardoso, clarinete
Nasceu em 1979 em Leiria e, aos 8 anos de idade, iniciou os seus estudos musicais na Banda Recreativa Portomosense. Em 1992 matriculou-se na EMOL na classe de Clarinete com os professores, Luís Gomes e José António Santos.
Participou em vários cursos de aperfeiçoamento com professores como Manuel Jerónimo, Rui Martins, Nuno Silva, entre outros.
De destacar o 1º prémio obtido no concurso de Jovens Músicos do Orfeão de Leiria em 1999/2000 bem como a obtenção de mais um 2º lugar em 1998/99.
A sua paixão pelo Jazz levou-o a participar em vários workshop's com o Quarteto João Moreira, Quinteto José Meneses, Sexteto Laurent Filipe, entre muitos outros.
Participou na Orquestra de Jazz do Centro em 2002 sob a direcção de Paulo Perfeito.
Participou também na Orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura onde teve a oportunidade de trabalhar com o João Moreira, Bernardo Moreira, Pedro Madaleno e Pedro Moreira.
Em 2008 participou a convite na celebração do 60º aniversário do Hot Club de Portugal,onde integrou um grupo de dixieland com alguns dos melhores músicos do panorama nacional.
Completou, em 2002, a licenciatura no ensino da música no 2º CEB. É maestro do Coral Vila Forte desde 2001.


César Cardoso, saxofone
Nasceu em 1982 em Leiria e aos 7 anos inicia os seus estudos na Banda Recreativa Portomosense. Frequentou a classe de Saxofone no Orfeão de Leiria com o prof. Alberto Roque onde concluiu o 8º grau.
Participou também em vários workshop's de Jazz onde teve o prazer de trabalhar com grandes músicos como por exemplo, José Meneses, Jorge Reis, Pedro Moreira, Jesse Davis, Perico Sambeat, Dave Schnitter, David Binney, John Taylor, Chris Cheek, etc.
De destacar a sua colaboração com a Orquestra do Herman José, com a Big Band do Oeste, com a Big Band Reunion, com a Big Band Claus Nymark, Quinteto de Rodrigo Gonçalves, e ainda com a 7teto do Hot Clube de Portugal.
Já tocou com grandes nomes do Jazz nacional e internacional como por exemplo, João Moreira, Jorge Reis, Claus Nymark, Alexandre Frazão, Bernardo Moreira, Filipe Melo, Bruno Santos, Afonso Pais, Pedro Moreira, André Sousa Machado, Julian Arguëlles, Maria João, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Zé Eduardo, Perico Sambeat, Rosario Giuliani, entre outros.
Em Maio de 2008 foi escolhido para representar Portugal na European Colours Jazz Orchestra em Itália.
É membro do grupo Desbundixie, do Ensemble de Saxofones do Hot Clube de Portugal, e da Big Band do Hot Clube de Portugal, e lidera o seu próprio Quinteto onde junta alguns dos melhores músicos de jazz nacionais (Bruno Santos, Filipe Melo, Demian Cabaud, Bruno Pedroso).
De destacar a sua passagem pelo Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal entre 2004 e 2008 onde trabalhou com Jorge Reis e Pedro Moreira.
É actualmente professor de saxofone na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.
Actualmente estuda na Escola Superior de Música de Lisboa, no curso superior de Jazz.

Ricardo Carreira, trombone
Nasceu em 1982 em Leiria. Começou os seus estudos musicais em 1992 na Banda Recreativa Portomosense. Participou em várias masterclasses de trombone com os profs. António Santos, Fernando Faria, Eduardo Lala, Paulo Fernandes.
Frequentou a classe de trombone do prof. António Santos na EMOL e a sua orquestra de sopros dirigida pelo maestro Alberto Roque.
Participou também em vários workshop's de Jazz, tendo professores como Ruben Santos, Claus Nymark e Greg Moore, tendo assim oportunidade de trabalhar com “Estardalhaço da Geringonça”, “Quinteto de José Meneses” e “Sexteto de Laurent Filipe” entre muitos outros.
Actualmente, a música é para ele uma paixão e um hobbie, pois profissionalmente é empresário no ramo da reciclagem.


Pedro Santos, banjo tenor
Nasceu em 1980. Licenciado em Design Industrial, alia esta actividade ao Design ráfico e também a diversos projectos musicais, entre eles, esta banda.
É um músico amador e autodidacta que domina alguns instrumentos de cordas desde a guitarra clássica, passando pelos instrumentos tradicionais como o cavaquinho e o bandolim, sendo que utiliza o Banjo tenor nesta formação, já que este é um dos instrumentos mais característicos das bandas de Dixieland.
Pôde já trabalhar com nomes importantes do jazz português, como Pedro Moreira e Laurent Filipe, entre outros.
Participou na Orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura.
Como intérprete na área vocal, é tenor solista no Coral Vila Forte, de Porto de Mós, e já trabalhou com o maestro Edgar Saramago, maestro Artur Pinho e o pedagogo do canto Vianey da Cruz.


Daniel Marques, tuba
Nasceu em 1981 em Münster, Alemanha. Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), aos 7 anos. Aos 15 anos foi admitido na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de Tuba do professor Ilídio Massacote. Posteriormente é admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra onde concluiu a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na classe do professor Sérgio Carolino. Nesse mesmo ano é seleccionado para participar no estágio da Orquestra de sopros da União Europeia no Luxemburgo.
Participou em vários master-classes, onde teve o prazer de trabalhar com Michel Lind,Anne-Jelle Visser, Gene Pokorny, Philipe Legris, Roger Bobo, Mel Culbertson,Oren Marshall,Shmuel Hershko,entre outros e frequentou também vários workshop's de Jazz onde pode trabalhar com Quarteto João Moreira e o Sexteto de Laurent Filipe.
Como solista gravou em cd o concerto para Tuba de Alexander Arutunian com a orquestra de sopros do XIX curso internacional de jovens músicos de 2002, organizado pelo INATEL.
Como freelancer tem colaborado frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra da Madeira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional do Porto,Orquestra do Algarve e Orquestra Filarmonia das Beiras.
Como docente de Tuba e Música de Câmara tem dado diversos master-classes e Workshops, sendo de salientar o Master-classe de Sopros em Pinheiro de Azere, Cursos da Páscoa do Orfeão de Leiria, I e II Curso para Jovens Músicos em Vermoil, Curso de Verão do Conservatório de Musica de Seia e nos Workshops OML Júnior organizados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Foi professor na Escola de Artes da Bairrada no Troviscal. Actualmente lecciona no Conservatório de Artes Orfeão de Leiria, no Conservatório Silva Marques em Alhandra, no Conservatório de Música de Seia, na Escola Profissional Serra da Estrela em Seia e no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde. É neste momento tubista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.


João Maneta, bateria
Nasceu em Leiria em 1981, iniciando os seus estudos musicais aos 12 anos na ilarmónica das Cortes. Um ano depois ingressou na SAMP onde trabalhou com a prof. Fátima Pinto. Em 1995 matriculou-se no Conservatório Nacional de Lisboa, transferindo-se posteriormente para a EMOL.
Frequentou vários cursos, trabalhando com os profs. Rui Gomes, Jorge Madureira, Jean François Lézé, Paulo Bandeira, Ricardo Pinheiro, André Fernandes, André Sousa Machado, Acácio Salero, João Moreira, entre muitos outros.
Frequentou o curso livre de percussão na Escola de Música da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e reforçou a Orquestra Filarmonia das Beiras. Participou num seminário com a Orquestra Sinfonieta do Porto.
Trabalhou com o prof. Manuel Campos no Orfeão de Leiria. De destacar também o 1º lugar no concurso de Jovens Músicos do Orfeão de Leiria no ano de 2002.
Participou na Orquestra do Festival de Jazz da Alta Estremadura onde trabalhou com Pedro Moreira.
Estudou na escola de jazz do Hot Clube de Portugal, onde trabalhou com o prof. Bruno Pedroso.



Up2Nine - O Álbum
“Up 2 Nine” é o mais recente albúm deste projecto musical, que conta com a participação de 2 grandes músicos nacionais, a Maria João na voz e o Filipe Melo no piano.
Este disco conta com 14 temas, onde se destacam temas de referência do Dixieland como “The Original Dixieland One-Step”e“Ory´s Creole Trombone”, ou músicas celebrizadas por Louis Armstrong nos anos 20 e 30 como é o caso dos lendários “Baby Won’t You Please Come Home?”e ”West End Blues” e mais tarde “What a Wonderful World” e ”Hello Dolly!”, entre muitos outros, um deles sendo até referência da soul music, caso do “Georgia on my Mind”, celebrizado por Ray Charles.
“Up 2 Nine” é um disco que conta com 9 musicos, os 7 músicos desta banda, mais 2 convidados, gravado no ano em que o projecto completa 9 anos de existência (formação no ano 2000) a 9 de Setembro (mês 9) , sendo portanto o 9, um número com grande simbolismo neste novo trabalho.
Depois do primeiro disco "Kick'n Blow" de 2007 surge agora este novo disco que romete mostrar um projecto bastante sólido e musicalmente evoluído, com a contribuição de alguns dos melhores músicos de Jazz do nosso país.

Videos (do anterior trabalho) ao vivo na FNAC
At The Jazz Band Ball

Royal Garden Blues

Sem comentários: