quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vandermark no Seixal


Ken Vandermark, Haward Wiik e Chad Taylor
21 de Outubro, 23.00h
Seixal Jazz Club (Refeitórios Mundet)

Ken Vandermark (saxofone tenor e clarinete baixo)
Haward Wiik (piano)
Chad Taylor (bateria)

Se não foi ontem à abertura do Seixal Jazz ainda pode passar por lá esta noite para ouvir Ken Vandermak, Haward Wiik e Chad Taylor, assim como uma exposição dedicada ao saxofonista norte-americano, na presença do próprio. Com um jazz directo, poderoso, carregado de energia e de imaginação, Vandermark afirma-se como um dos mais importantes improvisadores da sua geração.

Ken Vandermark nasceu a 22 de Setembro de 1964, em Warwick, Rhode Island, nos Estados Unidos da América. O seu pai, Stu Vandermark, importante crítico de jazz norte-americano, pode ter sido uma decisiva influência para este músico que, desde cedo, enveredou pela música improvisada, liderando formações jazzisticas enquanto frequentava o liceu e a faculdade. À aprendizagem musical auto-didacta, juntaram-se os estudos com George Garzone, nos anos 1980.

Hoje, Ken Vandermark é uma das referências do jazz a nível internacional. Além de músico (saxofone tenor e barítono, clarinete e clarinete baixo), compõe e organiza, juntamente com outros nomes da cena jazz, festivais e eventos nesta área.

Dois desses nomes acompanham-no no concerto do Seixal: o pianista Haward Wiik e o baterista Chad Taylor. Um concerto ancorado na tradição do pós-bop, adoptando as aberturas possibilitadas pelo free, com uma energia interior directamente proveniente do rock. As composições são de fino recorte, mas para todos os efeitos simples molduras para a improvisação, que pretendem fluida, cortante e transcendente.

Sem comentários: