domingo, 29 de agosto de 2010

Jazz na Festa do Avante


Auditório 1º de Maio – Atalaia (Seixal)


Sábado, 4 de Maio, 18.00h
Ricardo Pinheiro Quarteto

Neste concerto, que conta com a participação de Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, entre outros, o Sexteto de Ricardo Pinheiro irá apresentar ao vivo o disco "Open Letter" recentemente editado pela editora Fresh Sound Records. Composto por música e arranjos da autoria do guitarrista, este trabalho combina todo um conjunto de influências que culminam numa sonoridade distinta e profunda e que se funde na perfeição com a personalidade dos músicos envolvidos. Músicos:Ricardo Pinheiro - guitarra
Mário Laginha – piano; João Paulo Esteves da Silva – Rhodes; Alexandre Frazão – bateria;Demian Cabaud – contrabaixo; Pedro Moreira - saxofone tenor.




Sábado, 4 de Maio, 22.00h
Bernardo Sassetti Trio

Sete anos após a última gravação, Bernardo Sassetti Trio apresenta Motion.
Este é o pretexto certo para ver ou rever estes três extraordinários músicos.
“Muito do que hoje sei devo-o a este trio, ao Carlos Barretto – irreverente como poucos, sempre em constante diálogo com os outros, “astrológico” – e ao Alexandre Frazão – simultaneamente pela força e subtileza que se ouve nas sonoridades da sua bateria e pela energia que dá à dinâmica deste trio.
Conhecemo-nos bem – pessoalmente, são os dois tal e qual como tocam.
Por estarem sempre presentes, por mostrarem esta vontade de continuar e de desenvolver este nosso trabalho e, quase sempre, por quererem confundir, mais do que explicar, é por eles que me sinto estimulado a ouvir, a interiorizar, a descobrir a energia que, quando acontece, contamina o palco e a plateia. É por esta energia – quase telepática – e pelos caminhos da música no momento que nos deixamos levar, onde eles nos fizeram chegar.”
Bernardo Sassetti




Sábado, 4 de Maio, 24.00h
Orquestra Jazz de Matosinhos & Kurt Rosenwinckel

O guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel é o solista convidado da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) no concerto programado para o próximo dia 4 de Setembro, no Palco 1º de Maio da Festa do Avante. Rosenwinkel é tido como um seguidor de músicos como Pat Metheny ou John Scofield, mas, com cerca de 40 anos de idade, conseguiu já impor a sua linguagem própria, devedora, segundo alguns, de grandes nomes do jazz como Lennie Tristano. O guitarrista convidado da OJM tem vindo a tocar com nomes indiscutíveis da cena jazzística mundial, entre os quais se destacam, numa primeira fase, Gary Burton ou Paul Motion e, mais recentemente, Brad Meldhau e Joshua Redman.
Com este concerto, a OJM reforça a aposta na política de ligação a grandes instrumentistas, com quem partilha projectos que têm trazido a Portugal nomes como Mark Turner, Chris Cheek, John Hollenbeck, Lee Konitz, Dee Bridgewater ou, muito recentemente, a compositora Maria Schneider. O programa deste concerto integra temas da autoria de Kurt Rosenwinkel, adaptados para grande orquestra de jazz pelos dois líderes da formação, Carlos Azevedo e Pedro Guedes, e por Ohad Talmor, responsável por alguns dos temas e pelos arranjos do álbum Portology, gravado com o saxofonista Lee Konitz.




Domingo, 5 de Maio, 17.00h
Demian Cabaud Quarteto com Leo Genovese

O mais recente CD do contrabaixista Demian Cabaud, “Ruínas”, mostra-nos várias facetas deste musico argentino, que vindo dos EUA há já 5 anos, se integrou com naturalidade e competência na cena jazzística portuguesa. Este grupo, um quarteto sem instrumento harmónico, constituído por excelentes músicos oriundos do norte do país, membros inquestionáveis da Orquestra de Jazz de Matosinhos, já certezas do jazz nacional, interpretará melodias escritas por Demian e outros momentos improvisados que completam a narrativa que é o CD “Ruínas”. Esta música soa-nos sempre natural e no registo discográfico a presença em algumas das faixas de um quinto elemento, o pianista Leo Genovese, vem preencher espaços que não sabíamos existir, e adiciona magia a momentos já brilhantes por si só.

Sem comentários: