segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lagoa Jazz


Lagoa Jazz 2010
Sítio das Fontes
Estombar, Lagoa
18, 19 e 20 de Junho 2010


Michel Portal e Yaron Herman
18 de Junho, 22.00h

Nascido em 1935 em Bayonne, o compositor e multi-instrumentista Michel Portal é um virtuoso no clarinete, saxofone e bandonéon. Um músico que é difícil de classificar porque oferece tanto através das mais distintas categorias de Mozart, Brahms, Schumann, Berg, á música contemporânea de autores como Boulez, Stockhausen, Berio, Kagel e Globokar entre outros.
Foi membro fundador da New Phonic «grupo Art», juntamente com o trombonista Vitet Bernard, o pianista François Tusques e o baterista Sunny Murray, desenvolveram em conjunto um novo conceito de improvisação colectiva em busca duma sonoridade original. Continuou porém a tocar músicas de dança que o inspiraram na juventude (Benny Bennet, Perez Prado).

Em 1971 criou «Michel Portal Unit», um fórum de músicos europeus e americanos. Desde 1975, compôs centenas de bandas sonoras para cinema e televisão e ganhou por três vezes o “Cèsar Award” para a melhor banda sonora de cinema.
No campo do jazz europeu Portal tem uma influência profunda. Em duo com Bernard Lubat ou Martial Solal ou integrado em formações com Daniel Humair, Aldo Romano, Jeanneau Texier, Joachim Kühn, Jenny Clark e fora das fronteiras europeias com nomes como Jack DeJohnette, Dave Liebman, Howard Johnson, John Surman, ou Mino Cinelu entre outros.

O israelita Yaron Herman, que ainda recentemente actuou entre nós com o seu trio, nasceu em 1981 em Tel Aviv e é um músico notável. Totalmente desconhecido há cinco anos, é considerado um dos mais criativos pianistas da nova geração.
Começou a estudar piano com 16 anos com o professor Opher Brayer famoso pelo seu método muito baseado em filosofia, matemática e psicologia.
Em 1985 já a residir em Paris grava o seu primeiro álbum a solo “Variations” aclamado pela crítica da especialidade.
Depois de mais de cem concertos a solo por todo o mundo Yaron grava o seu primeiro álbum em trio “A Time for Everything” com Matt Brewer (o contrabaixista de Gonzalo Rubalcaba) e Gerald Cleaver (baterista de Miroslav Vitous e Jacky Terrasson) lançado em 2007 pela editora LaBorie Jazz.
Em 2008 ganha o prémio revelação « Victoires du Jazz » de melhor instrumentista do ano.




Sexteto de Amina Figarova
19 de Junho, 22.00h
Amina Figarova é sem dúvida uma das mais talentosas pianistas e compositoras de jazz da Europa. Amina começou muito cedo a tocar piano e a compor, iniciou os seus estudos de formação clássica no Conservatório de Baku e estudou jazz no Conservatório de Roterdão e na “Berklee College of Music” em Boston.
Editou o seu primeiro trabalho discográfico em 1994 “Attraction” e foi aceite na prestigiada “Thelonious Monk Jazz Colony” em Aspen, Colorado em 1998.
Amina Figarova apresentou-se com o seu grupo em clubes e festivais de jazz um pouco por todo o mundo: Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Alemanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Israel, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, México, E.U.A., Canadá, Brasil, Azerbaijão, Indonésia, África do Sul, Tunísia, Antilhas Holandesas, Croácia, Itália, etc.




Trio de Edmar Castaneda
20 de Junho, 22.00h

Nasceu em Bogotá na Colômbia e começou a tocar harpa com apenas 13 anos de idade.
Um harpista virtuoso com um estilo único, uma combinação perfeita entre o jazz latino e a música tradicional Colombiana, Edmar cedo se afirmou na cena jazzística internacional.
Em 1994 muda-se para os E.U.A. e tem a oportunidade de tocar com grandes nomes como: Paquito D`Rivera, John Scofield, Winton Marsalis JLCO, John Patitucci, Janis Siegel, Cico O`Farrill Afro Cuban Jazz Big Band, entre outros.

Sem comentários: