sábado, 11 de setembro de 2010

Lackner, Franco e Lencastre


Benny Lackner, Mário Franco & João Lencastre
8 de Julho, 22.00h
Cafetaria Quadrante - CCB (Lisboa)

BENNY LACKNER piano
MÁRIO FRANCO contrabaixo
JOÃO LENCASTRE bateria

O norte-americano Benny Lackner é presença assídua nos palcos nacionais. Este ex-aluno de Brad Mehldau, nascido em Berlim mas presentemente radicado em Nova Iorque, tem mantido colaborações regulares com músicos nacionais, nomeadamente com Mário Franco e João Lencastre que o acompanharam neste concerto, constituindo com eles aquilo a que poderia chamar-se o trio português do pianista, por oposição ao seu trio nova-iorquino, composto pelos franceses Jerôme Regard e Matthieu Chazarenc.
O pianista é dono de uma técnica assinalável que usa no desenvolvimento de uma estética musical progressiva, com ocasionais adições de elementos electrónicos, e que bebe inspiração não apenas no lirismo do seu mestre e mentor como também nas influências mais recentes do jazz-rock norte-americano, com os Bad Plus à cabeça.
Como eles, Lackner usa frequentemente temas oriundos do pop e do rock, aos quais introduz arranjos criativos que abrem espaços amplos para a criatividade nos solos quer do pianista quer dos restantes membros do trio.
Porém nesta apresentação do seu “trio português” foram mais os originais apresentados, quer da sua autoria quer ainda compostos pelo contrabaixista Mário Franco.
Apesar da enorme qualidade dos músicos envolvidos, com destaque para Mário Franco, num momento especialmente apurado da sua carreira, sob o ponto de vista técnico, não posso deixar de referir que faltou algum rumo a este trio, incapaz de disfarçar a falta de entrosamento dos seus membros.
Tecnicamente apurado, faltou um projecto comum, que não o simples prazer de tocarem juntos.
Tal não impediu, no entanto, que se ouvissem momentos de excelente jazz. Deixou apenas a sensação de que as qualidades evidentes dos músicos em palco permitiriam outros voos se o trio fosse por eles encarado como um verdadeiro projecto musical, com uma linha estética bem definida e muitas horas de prática e composição comuns. Algo dificil se considermos que Lackner reside em Nova Iorque e a secção rítmica em Lisboa...
Ainda assim conseguiram transmitir ao público presente algum do inegável gosto que sentem em tocarem juntos.
Nem que fosse só por isso, o jazz esteve bem representado nesta quinta feira no CCB.

Benny Lackner Trio - Let it Die (com Nelson Cascais e Matthieu Chazarenc no HCP)

1 comentário:

Anónimo disse...

: ) Gosto.


Tita (C Ferreira)