domingo, 16 de agosto de 2009

Sines em Jazz 2009


Sines em Jazz
21 a 23 de Agosto
Auditório Centro das Artes (Sines)

O Centro de Artes de Sines e a Escola das Artes de Sines recebem, nos dias 21, 22 e 23 de Agosto, o Sines em Jazz 2009, com seis concertos, palestras e workshops.


Afonso Pais Trio
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 21 de Agosto | 22h00 | 5 euros / noite (2 concertos)

Afonso Pais é um dos mais promissores guitarristas da cena jazz em Portugal, combinando o idioma jazzístico com outras influências, como a MPB e a música erudita. “Subsequências”, editado pela Enja em 2008, é o seu registo discográfico mais recente, contando com a participação de Edu Lobo. Um concerto a não perder, onde “a inspiração do improviso encontra o seu lugar na subtileza de uma canção”.

Afonso Pais - Guitarra
Nelson Cascais - Contrabaixo
Alexandre Frazão - Bateria

Afonso Pais Trio - Inside



Acácio Salero - Secret Apache
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 21 de Agosto | 23h15 | 5 euros / noite (2 concertos)

Jazz, rock e música contemporânea pelo agrupamento de um dos mais consistentes jazzmen portugueses. O segundo projecto da noite inaugural do Sines em Jazz foca-se na mistura de música orquestrada com música improvisada, tomando como alicerces o jazz tradicional, o rock e a música contemporânea. A figura central do agrupamento, formado em 2005, é o saxofonista (e também baterista) Acácio Salero, músico natural de Viana do Castelo com um percurso de excelência no jazz nacional das últimas três décadas.

Acácio Salero - Saxofone tenor / alto / soprano
Serafim Lopes - Guitarra; Luis Lapa – Guitarra, fliscorne
Paulo Perfeito - Trombone;
Sérgio Carolino - Tuba
Marcos Cavaleiro - Bateria
Hugo Raro – Teclas


El Fad
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 22 de Agosto | 22h00 | 5 euros / noite (2 concertos)

Quatro músicos de excepção num projecto de jazz contemporâneo com inspiração na música árabe.Com El Fad, o guitarrista e compositor José Peixoto junta-se a três grandes músicos portugueses (Carlos Zíngaro, Yuri Daniel e José Salgueiro) para recuperar, num projecto de jazz contemporâneo, os séculos de presença moura na Península Ibérica. “Pegando numa linguagem musical de carácter universalista, o jazz, El Fad revê o conceito de fusão nascido nas décadas de 1960 e 70 e dá-lhe uma dimensão portuguesa, ibérica e mediterrânica. Mesmo a abordagem guitarrística de Peixoto é herdeira das gramáticas formuladas para o alaúde árabe (oud) desde pelo menos Al-Kindy, no século IX.” (Rui Eduardo Paes)

José Peixoto - Guitarra e composição
Carlos Zingaro - Violino
Yuri Daniel - Contrabaixo
José Salgueiro - Bateria e percussões

El Fad - Lua, Que Tens?



Low Budget Research Kitchen plays Zappa
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 22 de Agosto | 23h15 | 5 euros / noite (2 concertos)

O património do lendário compositor Frank Zappa é o ponto de partida para mais um concerto a não perder. Octeto instrumental dedicado exclusivamente à música de Frank Zappa. A obra deste compositor norte-americano é, pela sua universalidade, ecletismo e impossibilidade de enquadrar em qualquer escola ou movimento artístico, um caso único na música da segunda metade do séc. XX. Para os músicos da LBRK, trabalhá-la “implica a invenção de novos elementos com os quais se possa contribuir, na orquestração, na forma, na improvisação, e mesmo na composição, modificando ou acrescentando, identificando assim as [suas] próprias ideias e influências com a continuidade conceptual, presente na obra de Zappa”.

Pete Di'Mosso - Saxofone soprano, saxofone tenor, flauta
Guido Soprano - Saxofone alto, saxofone barítono, clarinete baixo
Kubilai Khan - Guitarra e fliscorne
Dexter Greenberg - Guitarra
Johnny Edgar Zim - Teclados
Lou Serdozza - Teclados
Frankie Figueroa - Baixo eléctrico
Tony Carbone - Bateria


Paula Oliveira
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 23 de Agosto | 22h00 | 5 euros / noite (2 concertos)

Uma das melhores vozes do jazz português apresenta "Fado Roubado". Paula Oliveira é uma das maiores referências do jazz vocal em Portugal. Voz quente e melodiosa, canta um jazz completamente seu, escolhendo repertório, na sua maioria, em língua portuguesa. O seu último trabalho, “Fado Roubado”, inclui temas originais e clássicos da música popular portuguesa, como “Índios da Meia Praia” (José Afonso), “Estrela da Tarde” (Ary dos Santos / Fernando Tordo) e “Gaivota” (Alexandre O’Neill / Alain Oulman). Em Sines, é acompanhada pelo pianista Leo Tardin, que com ela esteve na gravação do disco.

Leo Tardin - Piano
Paula Oliveira - Voz

Paula Oliveira & Bernardo Moreira - No Teu Poema



In Tempus - Quarteto de Vasco Agostinho
Centro de Artes de Sines (Auditório) | 23 de Agosto | 23h15 | 5 euros / noite (2 concertos)

O último concerto do festival trabalha o jazz com produto da espontaneidade e individualidade de cada artista. No quarteto In Tempus, Vasco Agostinho reúne, sob a sua direcção, músicos que partilham com ele a convicção de que, mais do que as linguagens, as estéticas, as tradições ou as modas, a música vive na tradução do íntimo de cada interveniente, seja ele músico ou ouvinte. É por isso que este projecto assenta muito especialmente na espontaneidade como método de criação artística, usando repertório variado que inclui não só composições originais, como também temas do cancioneiro português e de outras linguagens raramente incluídas no universo do jazz.

Vasco Agostinho - Guitarra
Jeff Davis - Vibrafone
Filipe Teixeira - Contrabaixo
Bruno Pedroso - Bateria


Palestras
Pensar e debater o jazz em oito palestras com especialistas do género.

Escola das Artes de Sines | 21, 22 e 23 de Agosto | Gratuitas, mediante inscrição na Escola das Artes | Org. Câmara Municipal de Sines. Parceria Escola das Artes de Sines

21 DE AGOSTO

A música não é uma arte”, por Luís Lapa – sessão 1 (10h30 às 13h00)

Durante quatro sessões, Luís Lapa, multi-instrumentista (guitarra, fliscorne, baixo, bateria e voz), compositor, professor e escritor leva-nos numa viagem diferente ao mundo da música. “Durante os últimos dez anos dediquei-me a investigar com bastante afinco e curiosidade aquilo que eu sempre considerei ser um erro de dimensões históricas …definir a música como uma arte!!! (…) Fui ao longo desse tempo reunindo exemplos e provas que atestam que efectivamente a música não é uma arte mas sim uma LÍNGUA!!!”

Jazz no início do século 21 - Entre linguagem universal & identidades etnoculturais”, por Virgil Mihaiu (17h30)

O que é que permanece hoje das características básicas do jazz (espírito libertário, capacidade improvisatória, swing, síntese afro-americana…)? Qual a relação entre estas vertentes universais do jazz e as tendências para adaptá-las e transfigurá-las conforme as diversas identidades culturais na era da globalização? A palestra vai conter ilustrações áudio e vídeo demonstrando não somente a riqueza e variedade do jazz hoje em dia, mas também o facto de que estamos a viver num mundo jazzisticamente multipolar e poliestilístico.

O jazz e o ensino superior / As orquestras de jazz em Portugal”, por Carlos Azevedo (19h00)

O compositor, pianista e pedagogo Carlos Azevedo é um dos grandes impulsionadores e pioneiros do ensino do jazz ao nível do ensino superior no nosso país. Sendo ainda co-responsável pela Orquestra de Jazz de Matosinhos, um dos colectivos mais relevantes tanto no panorama do jazz nacional como além-fronteiras, Carlos irá debater ambas as temáticas nesta palestra.

22 DE AGOSTO

A música não é uma arte”, por Luís Lapa - sessões 2 e 3 (10h30-13h00 e 14h30-17h00)

Ver acima

Poezz”, José Duarte (17h30)

José Duarte faz da divulgação do jazz a sua vida. Autor, ensaísta, crítico escritor e radialista, vem ao Litoral Alentejano com o seu “solo” abrir os caminhos da poesia e do jazz. O ponto de partida é “Poezz”, uma antologia de poemas onde o jazz está presente organizada para a editora Almedina por José Duarte e Ricardo António Alves.

Como ouvir o jazz”, por Zé Eduardo (19h00)

Uma abordagem fácil aos "truques" para a audição de jazz: análise do timbre de cada um dos instrumentos e o seu papel na criação musical; análise sucinta dos vários estilos associados ao jazz actual, com ferramentas para a identificação das principais correntes, detecção de influências em cada um dos instrumentistas, origem dos músicos, período provável da gravação, etc.; enumeração e audição sucinta dos principais inovadores do jazz moderno.

23 DE AGOSTO

A música não é uma arte”, por Luís Lapa – sessão 4 (10h30-13h00)

Ver na página anterior.

O que é um jazz composer?”, por Paulo Perfeito (17h30)

Numa linguagem em que a preeminência é tradicionalmente atribuída ao improvisador, qual é na verdade o papel do compositor? Nesta palestra, Paulo Perfeito irá perspectivar o trabalho de composição como um grande elemento de dinamização e renovação do idioma. Desde o tradicional riff à complexidade das composições mais orquestrais vai-se analisar o papel do compositor e a sua coexistência com a imprescindível liberdade criativa dos intérpretes.


Workshops
Aprender mais sobre o jazz com os professores Acácio Salero e Vasco Agostinho.

Escola das Artes de Sines | 21 e 23 de Agosto | Gratuitos para os alunos da Escola das Artes e 5 euros para não alunos | Org. Câmara Municipal de Sines. Parceria Escola das Artes de Sines

21 AGOSTO | 14h30

FUNDAMENTOS RÍTMICOS DO JAZZ : Acácio Salero
Para bateristas

23 AGOSTO | 14h30

TÉCNICA DE ESTUDO PARA MÚSICA IMPROVISADA : Vasco Agostinho
Para guitarristas e outros

Mais informações em http://www.centrodeartesdesines.com.pt/index.htm

Sem comentários: