sábado, 15 de agosto de 2009

Diálogos Ibéricos


Olga Cerpa Y Mestisay
"Romántico"
14 de Agosto de 2009, 22.00h
Fábrica da Pólvora (Barcarena)

Decididamente o fado está na moda, entre os nuestros hermanos.
Depois de ouvirmos a basca Maria Berasarte cantá-lo em castelhano, na companhia de José Peixoto e Carlos Bica, temos agora a oportunidade de ouvir a cantora natural das Canárias, Olga Cerpa, interpretando fados de Manuel de Almeida, acompanhada de viola e guitarra portuguesa.
Sosseguem contudo os mais puristas, este projecto não é de fado. É antes uma visita kitsch ao universo clássico dos boleros e rancheras do início do século XX, com a particularidade de ser unicamente acompanhado por cordas (guitarra, guitarra clássica e baixo) a que se junta a novidade da guitarra portuguesa, entregue a Pancho Delgado.
Reunidos no trabalho "Pequeño fado y otras canciones de amor", este cancioneiro romântico utiliza os músicos do grupo Mestisay, liderado por Manuel González, que é igualmente o compositor dos originais e arranjador das versões dos temas integrados neste espectáculo, e que inclui igualmente Marco Valero no baixo e Carlos Oramas na guitarra clássica, este último professor de música antiga no Conservatorio Superior de Música de Las Palmas de Gran Canaria. A ajudar no ambiente revivalista do projecto temos ainda uma projecção simultânea de fotos de estrelas de cinema da primeira metade do século XX, sobretudo da autoria de fotógrafos espanhóis, que reforça o carácter dramático da apresentação.
Cerpa e González são ambos apaixonados pelo fado. E essa paixão trouxe-os, há uma dúzia de anos atrás, até Lisboa onde gravaram um disco em colaboração com Júlio Pereira. Foi nesse disco que estrearam o tema Pequeño Fado, um original de González, onde procuraram homenajear a cidade e o fado. Revisitam agora o tema sob uma perspectiva diferente, a do fado-bolero.
A ideia de fundir o fado com o bolero caiu bem em Espanha e tem levado Olga Cerpa e Manuel González a mais de quarenta palcos em todo o país, a que se juntam agora mais três em Portugal, no ámbito do festival Sete Sóis, Sete Luas.
Na verdade esta original interpretação do bolero tem a virtude de pôr a nú as inegáveis semelhanças existentes entre os dois géneros, dois ramos de uma mesma árvore que percorre uma boa parte da música latino-americana e ibérica, sem esquecer a morna cabo-verdiana. Por isso nunca chega verdadeiramente a surpreender. O fado já foi canção há pelo menos 50 anos atrás, numa adaptação que bebeu muito maior inspiração nos boleros românticos sul-americanos que nas valsas musette do Pigalle.
Porque não poderia então o bolero ser acompanhado à guitarra e à viola numa qualquer tasca de Lisboa?

Olga Cerpa – Pequeño Fado

OLGA CERPA / MESTISAY - "Pequeño Fado" from ruima video art on Vimeo.



Olga Cerpa & Mafalda Arnauth – Aires de Lima


Olga Cerpa - Romántico

Olga Cerpa - Romántico gira 2007 from MESTISAY on Vimeo.

Sem comentários: