quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mário Franco no Hot


Quinteto Mário Franco
Sábado, 15 de Agosto, 23.00h
Hot Club de Portugal (Lisboa)

Mário Franco iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade, no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa, ingressando mais tarde na Academia de Amadores de Música onde se dedicou ao contrabaixo e composição.
Interessou-se pelo jazz e passou pela escola do Hot Club de Portugal, tendo ainda frequentado workshops com contrabaixistas tão importantes quanto Rufus Reid, Niels Henning Orsted Peterson e Eberhard Weber. Esteve nalgumas das mais importantes formações de jazz dos anos 80 e 90 em Portugal, como a de António Pinho Vargas, Maria João e Mário Laginha, Bernardo Sassetti, José Peixoto, Carlos Martins ou ainda João Paulo Esteves da Silva. Mantém ainda trabalho regular com Pedro Caldeira Cabral, que explora o repertório antigo da guitarra portuguesa, desde o século XVI até aos nossos dias. Fora do jazz colaborou ainda com nomes importantes da música portuguesa como Sérgio Godinho, Vitorino, Mísia, Lura, Filipa Pais, Pedro Jóia e muitos outros.
Mário Franco é ainda um exímio bailarino e membro da Companhia Nacional de Bailado desde 1986, compondo regularmente para teatro e dança.
Este seu quinteto estreia uma nova formação e também um novo repertório integralmente composto pelo contrabaixista. Com o britânico Julian Arguelles no saxofone, o luso-brasileiro Alexandre Frazão na bateria e os portugueses Sérgio Pelágio na guitarra e João Paulo no piano, além do contrabaixista que o lidera, este quinteto é um somatório de alguns dos mais experientes e talentosos músicos da nossa praça, pelo que as expectativas se elevaram face a trabalhos anteriores.
E podemos afirmar que o trabalho de composição de Mário Franco esteve bem à altura do ensemble por si reunido. Exímio compositor, mostrou neste espectáculo do Hot um repertório extraordinário. Inventivo, coerente, apelativo, pleno de singularidade sem nunca perder um forte sentido melódico. Um trabalho amplamente meritório de Mário Franco e que denota uma evidente a saudável evolução.
Músicos deste gabarito servidos por um repertório desta qualidade só poderiam proporcionar um noite memorável no Hot.
Falta apenas o disco. Esperemos que para breve.

Sem comentários: