terça-feira, 4 de agosto de 2009

Semana Trem Azul


TREM AZUL |QUA.5.AGO| 21:30 | JEFF PARKER
Entrada Livre

A Summer Party da Trem Azul Jazz Store terá este ano como protagonista uma das mais emblemáticas figuras da cena musical interestilística de Chicago, Jeff Parker.
A 5 de Agosto, pelas 21:30 horas, o guitarrista vai mostrar por que motivo está envolvido nos projectos mais díspares, indo do hard bop e do avant jazz ao experimentalismo electroacústico, com passagem pelo rock, o hip-hop, o dub ou a música de câmara.
Na Chicago Underground Orchestra de Rob Mazurek ou nos Tortoise, colaborando com Ken Vandermark ou ao serviço de George Lewis, este é um singular músico que, apesar de multifacetado e extremamente flexível, tem uma voz e um som que são apenas seus.


CCB |QUI.6.AGO| 22:00 | KRIS DAVIS
Cafetaria Quadrante - Entrada Livre

A pianista Kris Davis oferece-nos uma música caleidoscópica, em constante movimento, fluida, sem fazer concessões ao óbvio e ao fácil, mas ainda assim capaz de conquistar plateias inteiras.
Que o jazz de Nova Iorque está em ebulição já sabia quem atenta no que por lá se passa, mas se quisermos falar de autênticas surpresas aí a acontecer por estes dias temos de referir um nome em especial: Kris Davis. 2008 foi o ano da consagração desta pianista, compositora e improvisadora nascida no Canadá, devido ao lançamento de dois discos magistrais, ambos editados na Península Ibérica: Rye Eclipse (pela editora espanhola Fresh Sound New Talent) e Fiction Avalanche (pela portuguesa Clean Feed). A generalidade da crítica internacional não tem sido contida no elogio ao refrescamento desta área musical trazido pelo surgimento em cena desta extraordinária performer, falando-se muito em especial do seu “espírito de aventura”.


CASA DO JAZZ |CARLOS MIGUEL | 31 JUL. a 31 AGO.
A casa do Jazz
O Carlos Miguel é arquitecto. Não sei o que nele começou primeiro: a paixão pela arquitectura, pelos desenhos e pela pintura é antiga, mas o Jazz é também um persistente enamoramento. Nele o Jazz, a arquitectura, o desenho e a pintura convivem como amigos de sempre. Os desenhos e as pinturas que agora nos mostra testemunham esta forte amizade. E esta mostra é, sobretudo, uma festa de amigos: uns, estoicamente fixados na parede, não sendo deste mundo, são eternos; os outros somos nós, os que aqui nos reunimos à volta desta música tão livre como a liberdade. O Carlos Miguel trouxe para esta festa alguns dos músicos que passam a vida lá em casa. Nós, os amigos, aqui estamos, para com ele partilharmos a alegria e o sentimento que o Jazz nos transmite.
José Teófilo Duarte

Sem comentários: