sexta-feira, 31 de julho de 2009

José Menezes no CCB


José Menezes Quarteto
30 de Julho de 2009, 22.00h
Cafetaria Quadrante - CCB (Lisboa)

José Menezes é já um histórico do jazz nacional. Nascido no Porto, em 1957, desperta para o jazz em 1971, com a primeira edição do Cascais Jazz. Começa a tocar saxofone como auto-didacta e tem as primeiras experiências musicais, ainda nos anos 70, com Rui Azul, Guilherme Eduardo, Mário Barreiros, Pedro Barreiros, Miguel Guerra, Pedro Abrunhosa e Eduardo Silva, pioneiros do culto do jazz na cidade invicta.
Inicia o estudo formal do instrumento na Escola de Música do Porto com o Prof. Américo Aguiar, de onde transita para o Conservatório de Música do Porto estudando com os professores Teresa Macedo, César de Morais e Costa Santos. Mais tarde obteria a licenciatura pela ESMAE.
Em 1981 estreia-se como músico profissional na Orquestra do Casino de Espinho, ano em que inicia igualmente a sua carreira como professor de educação musical no ensino oficial.
Nos anos 80 integrou várias formações de jazz, geralmente de duração efémera, como a Banda de Bolso, a Jazz Express, a Anima e o Quarteto de Saxofones do Porto, em que colaborou com músicos como Joaquin Iglésias, Pedro Abrunhosa, Miguel Guerra, Telmo Marques, Mário Barreiros, Eduardo Santos, Tomás Pimentel, Sávio Araújo, Manuel Beleza, Talaia, Firmino Neiva, José Nogueira, Edgar Caramelo e José Francisco.
Foi um dos co-fundadores da Escola de Jazz do Porto, juntamente com Mário e Pedro Barreiros, Pedro Abrunhosa e Isabel Dantas, onde leccionou saxofone e harmonia.
Nos anos 90 passou por inúmeras experiências musicais, nomeadamente no meio televisivo, destacando-se na área do jazz a participação no Ensemble de António Pinho Vargas, na Orquestra Nacional de Jazz e na Big-Band do Hot-Club de Portugal.
Actualmente José Menezes integra a CoolJazz Orchestra de Pedro Abrunhosa, o Decateto de Mário Laginha e o José Castro/Mário Franco ensemble. Lidera ainda o Sexteto Jazzexpress com Gonçalo Marques (t) Daniel Vieira (sa) Júlio Resende (p), Hugo Antunes (ctb) e Pedro Viana (bat).
Prossegue a carreira docente em várias escolas de jazz do país.
Para esta apresentação José Menezes foi buscar Gonçalo Marques no trompete, e uma secção rítmica de luxo, composta por Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro na bateria, para o acompanharem.
O resultado foi amplamente convincente. Além de um fraseado seguro, personalizado e bastante criativo de José Menezes, fomos presenteados com um inspirado Gonçalo Marques no trompete, capaz de arriscar quando se exige e de fazer uma boa companhia à ampla experiência do saxofonista. Claro está que Carlos Barretto e José Salgueiro estiveram à altura dos seus pergaminhos e deram o espectáculo que se esperaria de dois dos melhores profissionais nacionais nos respectivos instrumentos. Barreto com a habitual irreverência tecnicista que nunca cessa de surpreender e Salgueiro com uma batida forte e criativa, com o extremo bom gosto que o caracteriza.
Uma sala cheia que fez jus à valia dos músicos em palco, completou uma quinta feira de jazz memorável no CCB.
Um experiência que se recomenda.

Dados biográficos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Menezes

Quarteto de Saxofones do Porto (1990)
José Menezes, José Nogueira, Edgar Caramelo e José Francisco

Sem comentários: