sexta-feira, 27 de junho de 2008

Jeffery Davis no Hot


Jeffery Davis Quartet
25 de Junho de 2008, 23.00h
Hot Club de Portugal (Lisboa)
****

Jeffery Davis é um jovem de 28 anos nascido no Canadá mas residente em Portugal desde os 4 anos de idade. Começou cedo os seus estudos em percussão. Frequentou o Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro, sob a orientação do Professor Vasco Rodrigues, a Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) e, em Julho de 1998, frequenta o curso de Verão da Berklee College of Music, nos E.U.A, tendo a oportunidade para trabalhar com os vibrafonistas Gary Burton, Ed Saindon, Dave Samuels e Vitor Mendoza. Ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto, concluindo o curso em Novembro de 2002 com a nota máxima de 20 valores. Em Março de 2002, obtém o primeiro prémio no Concours International de Jazz, em Paris, conquistando uma bolsa de estudo para frequentar o curso na Berklee College of Music. Em Janeiro de 2003, desloca-se para os Estados Unidos, onde inicia o curso de Jazz Performance Vibraphone, na Berklee College of Music, que termina em Maio de 2006. Ganha inúmeros prémios atribuídos pela Berklee, nomeadamente, o prémio de Most Active Mallet Player, o Gary Burton Scholarship e o prémio por excelência académica Dean of Curriculum. Recebe também do IAJE (International Association for Jazz Education) o prémio de Outstanding Musicianship.
É nos Estados Unidos que tem a oportunidade de trabalhar com músicos de jazz, como Hal Crook, Joe Lovano, Gary Burton, Dave Liebman, Dave Samuels, Phil Wilson, Terence Blanchard, Michel Camilo, Steve Swallow, Bob Mintzer, Ed Saindon, Vitor Mendoza, Roswel Rudd, Alex Terrier e Brian Baker, entre outros.
Com este currículo é fácil afirmar que Jeffery Davis é um dos mais promissores músicos nacionais, preparando actualmente o seu primeiro disco, pela editora Tone of a Pitch.
Para esta apresentação no Hot escolheu para acompanhá-lo André Fernandes na guitarra, Nelson Cascais no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria (que substituiu o programado André Machado).
Jeffery Davis é indiscutivelmente um músico brilhante, mostrando não apenas uma técnica admirável como também uma notável e criativa capacidade de improvisação. Além disso revela talento na composição incidindo o reportório apresentado quase exclusivamente em originais seus, o que mais abona as suas inesgotáveis qualidades musicais.
Os acompanhantes mostraram-se igualmente em nível apreciável, designadamente Bruno Pedroso que, com o seu estilo peculiar de preencher cada milímetro da apresentação com variações e improvisações na bateria, enriqueceu significativamente o som do ensemble, marcando bem e de forma inspirada a sua presença.
Podemos pois concluir que, com jovens desta qualidade, o futuro do jazz nacional está não apenas assegurado mas apresenta também perspectivas risonhas de reconhecimento e internacionalização.
Um músico de que vamos, seguramente, ouvir falar muito…

Sem comentários: